top of page

Entrevistas

Atleta: Tiago Ramos

Data de Nascimento: 19 / 08 / 1990

Deficiência: Paralisia Cerebral

Modalidade: Futebol de 7 e Futsal

Naturalidade: Porto

Mais Acessível (MA) - Para quem ainda não o conhece, conte-nos um pouco da sua história e fale-nos das barreiras que tem sentido atualmente.

 

Tiago Ramos (TR)  Tiago Ramos, jovem que nasceu portador de uma deficiência com nome de paralisia cerebral, praticante de futebol e atleta na ARDA-APPC.

Sempre tive uma vida normal como uma criança tem, posso dizer que tive a felicidade de nunca ter sido “rejeitado” pelos meus amigos na escola ou para onde fosse, sempre que fosse para as brincadeiras ou desportos coletivos era sempre um dos primeiros a ser escolhido para as equipas. Posso-me considerar um felizardo. A única barreira que podia sentir na atualidade é que poderia integrar uma equipa de futebol dita normal mas devido a minha deficiência não me é possível.

 

MA – Pratica Futebol de 7 e Futsal pela ARDA-APPC. Quando surgiu o interesse por estas modalidades?

 

TR – Desde miúdo que joguei sempre à bola e nos clubes da minha residência tive oportunidade de experimentar estas duas modalidades, só mais tarde é que surgiu um convite para praticar desporto adaptado pela APPC onde estou até hoje.

 

MA – Na modalidade de Futebol de 7 e de Futsal, qual ou quais as provas que existem e das quais participa?

 

TR – Em ambas as modalidades existe o campeonato nacional e o campeonato de Portugal, desde logo participo em todas as provas.

 

MA – Que títulos já conquistou desde que se iniciou nestas modalidades?

 

TR – Desde que iniciei estas modalidades conquistei quatro títulos.

1 Campeonato Nacional de Futsal em 2013/14

2 Campeonatos de Portugal de Futsal em 2012/13 e 2013/14

1 Campeonato Nacional de Futebol de 7 em 2012/13

 

MA – Desportivamente, quais os objetivos que gostaria de alcançar?

 

TR – Os meus objetivos são sempre os mesmos, fazer uma boa época pelo meu clube e ganhar o máximo de títulos possível, com vista a ser um dos selecionados para representar a seleção nacional de futebol de 7.

 

MA – Tem algum atleta que o inspira no mundo do Desporto?

 

TR – Sim, o Cristiano Ronaldo.

 

MA – O nosso país tem atravessado algumas dificuldades socioeconómicas. Ao longo da sua carreira desportiva também sentiu ou sente a falta de apoios?

 

TR – No mundo do desporto adaptado não há assim tantos apoios como se gostaria de ter, principalmente naquelas modalidades menos vistosas, mas também por falta de informação e divulgação do desporto adaptado e das mais diversas modalidades como o futebol por exemplo.

 

MA – Em Portugal o Desporto Adaptado ainda é pouco conhecido pela população em geral e pouco divulgado na comunicação social. Partilha da mesma opinião?

 

TR – Sim, partilho da mesma opinião, acho que podia ser mais divulgado a nível dos media, mas agora com a internet pode ser mais fácil de chegar a um maior número de pessoas sobre o desporto adaptado.

 

MA – Que mensagem gostaria de deixar às pessoas que acompanham este projeto do Mais Acessível?

 

TR – Que continuem acompanhar este projeto e divulguem mais o nosso trabalho e principalmente o desporto adaptado.

 

 

O Mais Acessível agradece a atenção e a amabilidade em ter respondido a este pequeno questionário.

Votos de continuação de um bom percurso, rumo ao sucesso desportivo.

bottom of page